É caixa da CEF e quer saber o valor de suas horas extras?


Faça o download da nossa calculadora aqui e descubra!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Seus dados estão protegidos conosco.

Caixas da Caixa Econômica têm direito a pausa de 10 minutos a cada 50 trabalhados!

No início da década de 1990, a Caixa Econômica Federal passou por uma importante transformação ao implementar o sistema de automação bancária.


Antes desse sistema atual, os caixas utilizavam máquinas que apenas autenticavam os registros, e os documentos eram posteriormente enviados para serem digitados por terceiros em um órgão de processamento de dados. Com o novo sistema, a própria autenticação e digitação passaram a ser feitas no guichê de caixa.


Visando prevenir Lesões por Esforço Repetitivo (LER), a Caixa estabeleceu, por meio de um acordo coletivo de trabalho, uma pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados para todos os empregados que exercem atividades de entrada de dados sujeitas a movimentos ou esforços repetitivos.


Essa pausa foi regulamentada por normas internas e acordos coletivos de trabalho, e a Caixa comprometeu-se a respeitar essa pausa para os caixas e digitadores.


No entanto, muitos caixas têm enfrentado dificuldades para usufruir dessa pausa devido ao excesso de trabalho, grande movimento nas agências e falta de fiscalização dos superiores.


Por conta dessa situação, os caixas têm o direito de receber o pagamento referente a essa hora extra diária, conforme estabelecido nos acordos coletivos e normativos internos ainda em vigência. O item 3.8.3 da RH 035-013 prevê claramente a pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados para os caixas que exercem atividades de entrada de dados.


​Na prática​, todos os caixas que não fazem esse descanso têm direito a receber uma hora extra por dia de trabalho. Por exemplo, um caixa que recebe R$ 4.000,00 por mês deve receber R$ 1.000,00 mensais a título de horas extras caso não tenha efetuado a pausa do digitador aqui estabelecida. 


Foi pensando nisso que disponibilizamos de forma gratuita uma "calculadora" bem simples para você visualizar o valor a que tem direito!


Baixe agora gratuitamente.

Com a palavra: Nossos clientes

Reconhecidos pela

transparência e objetividade.


Ex-Bancária

"Desde o primeiro contato, percebi tratar-se de profissionais que, acima de tudo, preservam a ética, eficiência e comprometimento como o cliente. Além disso, agem com extrema competência até o desfecho do caso"


Ex-Bancário

"Gostaria muito de agradecer ao escritório Gelson Ferrareze e toda equipe pelo suporte. Mesmo eu não morando mais no Brasil, eles me deram toda a assistência e me ajudaram muito em um processo que tinha tudo para ser longo e burocrático"

Rio de Janeiro / RJ

Praça Mahatma Gandhi, 02, Conjunto 1201 - Centro, Edifício Odeon - CEP 20031-100 / Rio de Janeiro / RJ

Tel.: (21) 3179-1122 / (21) 2524-4172

contato@gelsonferrareze.com.br

Balneário Camboriú / SC

Rua 1101, 60, Conjunto 91 e 92 - Centro - CEP 88330-774 / Balneário Camboriú / SC

Tel.: (47) 3056-6643 / (47) 3056-2233

contato@gelsonferrareze.com.br

Copyright 2023 Gelson Ferrareze. Todos os direitos reservados.